The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 17 de abril de 2010

Sopa de Amendoim: Dos Andes para o Sul Friorento.

Minha tia, casada com um boliviano, costumava fazer essa sopa. Meu pai aprendeu e desde então todo o inverno temos varias sessões de sopa de amendoim. Quem come quer repetir e aprender, mas meu pai nunca passou a receita. Só que tem boliviano na área que já passou a receita na rede e ele nem sabe.
Vai ai uma dica pra quem quer testar no inverno.


Preparando o caldo para a sopa:


Primeira coisa que tem que fazer é preparar um caldo de carne ou de legumes. Pode ser costela ou de frango. Se for vegetariano, depois retira a carne e usa só o caldo ou faz só com legumes. Pode fazer com caldo industrializado, mas não fica tão gostoso como o caldo caseiro.

Coloque a costela picada ou frango em pedaços em uma panela de pressão e cubra com água. Deixe na pressão por 30 min dependendo da consistência da carne. Se precisar deixe mais tempo. Depois de pronto tire a carne e reserve o caldo. Se fizer com legumes refogue-os e acrescente água. Deixe ferver por 20 minutos, depois separe os legumes e reserve o caldo.


Preparando o Creme de Amendoim:


2 xícaras de amendoim sem pele e sem torrar, amendoim branco, são suficientes para duas pessoas. Se for mais gente 500g de amendoim dá uma panela grande para umas 4 pessoas. Um quilo dá pra mais gente. Pode fazer mais se não usar tudo congela a "massa" e faz mais depois.

Tire a pele do amendoim (se mergulhar em água quente fica mais fácil), depois pode cozinhar o amendoim por 10 min ou dar uma leve torrada, tirar a casca e colocar direito no liqui já usando o caldo para umedecer. Bater até formar um creme homogêneo.

Juntando ingredientes:

Numa panela grande e alta, pois quando a sopa ferve ela tende a subir como o leite, coloque o creme de amendoim em fogo baixo para cozinha-lo e vá mexendo de tempos em tempos para não queimar no fundo. Acrescente sal a gosto ou tabletes de caldo de carne, frango ou legumes, pimenta a gosto. Deixe um pouco de caldo a parte caso precise acrescentar mais depois que a sopa reduzir.

Deixe preparado antes de fazer o caldo e o creme:

Pique 2 cenouras em cubo, uma cebola , 2 dentes de alho, 2 tomates, 4 batatas em cubos, ervilha fresca, 2 milho verde espiga em rodelas. Os legumes pode pôr o que mais gosta.

Acrescente os legumes que demoram mais para cozinhar e deixe os que cozinham rápido para acrescentar depois que o creme já estiver quase pronto.
Se vai pôr a carne tb. acrescente pedaços pequenos a costela ou ou frango em pedaços ou desfiado. Deixe cozinhar ao todo pôr 1-2hs. O creme de amendoim não pode ficar cru senão a sopa não fica boa. Se precisar acrescente mais caldo ou água quente.

Meu pai moe tudo, inclusive os legumes, desfia o frango. Mas a sopa original não é assim. Eu gosto mais quando os ingredientes ficam visíveis.


Acompanhamentos: Queijo ralado parmesão, salsinha picada e oregano. Cada um se serve do que quer.

Um comentário:

Tacão disse...

Comi uma semelhante quando residia em La Paz no inicio dos anos 70, era uma delicia, espero que tambem seja.